Formação Completa Shinkyu Dojoh

Formação Completa Shinkyu-Dojoh

A herança cultural que disponibilizamos no Brasil – nação multi-étnica e cultural, permite que o estudo de acupuntura e moxabustão se dê num contexto de terapia planetária, em que os cuidados para com um paciente possam ser uma introdução à ampliação de consciência sobre si associada à saúde do planeta.

Nesta perspectiva elaboramos cursos deste ano de 2017, com várias vivências integrativas, onde a formação de acu-moxa terapêuta – teorias e praticas em moxaterapia e acupuntura-, se dará dentro de um contexto de praticas saudaveis, desde a meditação, alimentos saudaveis, visando formar
multiplicadores de uma saúde integrativa que fortaleça a consciência de autonomia em saúde dos terapeutas e pacientes.

O curso Shinkyu Dojoh, fornecerá uma iniciação às práticas terapêuticas que o Japão herdou da China há mais de quinze séculos, e que ao longo destes milênios promoveu uma rica transformação filtrada pelos fundamentos da cultura e religião tradicional japonesas.

Distribuídos em dezesseis módulos de finais de semana, uma vez ao mês a partir de 29 de julho / 2017, procuraremos repassar conhecimentos e técnicas tradicionais da acupuntura e moxaterapia japonesa, praticas corporais, alimentares, meditação e oração pelas águas da terra, conforme a programação abaixo.

Profissionais graduados em faculdades da área de saúde e massagem, (fisioterapeutas, naturólogos, psicólogos, médicos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, massagistas, outros profissionais que pretendam se ingressar no ramo das terapias naturais).

 a) A nossa metodologia de ensino se baseia na interação entre a formação de aprendiz sob um mestre e a formação acadêmica/teórica. A ênfase da relação mestre-aprendiz se reflete no uso da palavra Dôjoh.

Dô (道) é a pronúncia japonesa do ideograma que significa caminho, abrir passagem.

Joh (場) significa local onde se pratica. O aprendizado se obtém no treinamento da pratica. Assim, a base do nosso método de ensino é a ação e percepção.

b) Shinkyu(鍼灸) é a maneira como se pronunciam os ideogramas correspondentes a acupuntura e moxabustão. Atualmente as descobertas das antigas escritas na China revelam que os meridianos de acupuntura foram descobertos e aperfeiçoados com a moxabustão (Textos descobertos no sitio arqueológico de Mawangdui em 1971-província de Hunan/China).

A limitação do pensamento analítico ocidental e o desconhecimento da história do oriente vem  promovendo atualmente a separação da acupuntura e moxabustão. Manteremos a tradição e a plenitude deste conhecimento e por isso a acupuntura e moxabustão serão ensinados juntos. 

c) Assim como se faz no processo de conhecimento, a elaboração teórica se faz sobre os fenômenos percebidos e observados. Deste modo após a prática e percepção necessárias à acupuntura, estudaremos as diversas teorias que foram elaboradas ao longo dos milênios.

Enfim, agir, perceber, representar, elaborar, raciocinar e novamente agir.

Formando-se um processo espiral de aquisição de conhecimento.

Esta metodologia do Shinkyu Dôjoh é a que será aplicada no Curso.

d)  Além das aulas expositivas, haverá treinamento individual, em duplas e em grupo. Podendo ser complementada com seminários e apresentação de trabalhos desenvolvidos em estágios.

e) RECURSO DIDÁTICO:

Ferramentas da acupuntura japonesa, agulhas, canaletas, bandejas de inox, moxabustão, incenso, moxa de bastão, etc…

E materiais escritos, como apostilas e bibliografias referenciais. Os alunos receberão orientações e locais apropriados para realização do estágio.

 

O Treinamento do Metodo “Kanshin-hô”  de acupuntura japonesa se baseia no Curso da Associação  Meishin-kai, do professor Meiyu Okada (falecido), que herdou o Estilo Suguiyama de inserção de agulha indolor.

A localização dos pontos se baseia no “Standart Meridian Points” da primeira Comissão de Unificação de Conceitos e Pontos para a WFAS. E “Standard Meridian Ponts editada pela Japan Accupoint (O valor estimado do primeiro livro é de 110 reais, encontramos na Livraria Cultura e pode demorar até 6 semanas para importação).

O estudo das Teorias de yin/yang, três campos e cinco elementos se baseia nos estudos e diagrama de cinco elementos elaborado pelo professor Shohaku Honma (falecido) e dos conhecimentos recebidos pelo professor Makoto Yamashita.

A pulsologia se baseia no treinamento recebido pelo professor Makoto Yamashita.

O curso de moxabustão tem como base os treinamentos recebidos pelo professor Seiji Irie, da Escola Fukaya de moxabustão.

A meridianologia, tem como base os estudos da reprodução do fenômeno Keiraku (meridiano) iniciado pelo Masaaki Maruyama.

A metodologia Shinkyu foi desenvolvido pelo professor Yoshihiro Odo no decorrer dos seus 20 anos de pratica como ministrante de aulas de acupuntura e moxabustão, inicialmente junto a deficientes visuais na Escola Oniki de Massagem e Acupuntura- São Paulo, e depois nos cursos do projeto Faculdade Budista em São Paulo (Templo Higashi Honganji), SATOSP  e depois em curso livre de aperfeiçoamento em Acupuntura e Moxabustão Shinkyu Dojoh.

1) Atuação clinica – Atender pacientes com sintomas de mal estar na saude, prevenção de doenças e orientação para melhor qualidade de vida.

2) Atuação como orientadores do curso e posteriormente como professores.

3) Nosso propósito:

É transmitir aos profissionais das diversas áreas de saúde, todo o conhecimento que tivemos acesso e abrir as portas para o intercâmbio continuado desta importante faceta da medicina oriental japonesa.

E entender que o objetivo final é o de contribuir para melhorar a vida dos cidadãos em harmonia com o planeta, com os recursos que dispomos da acupuntura e moxaterapia japonesa.

PATOLOGIAS E TRATAMENTOS – (INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO )

Tratamento das lombalgias. Treinamento da inserção profunda.

Tratamento da ciatalgia (treinamento do hibiki )

Tratamento das articulações dos membros inferiores (joelho, tpornozelo e coxa)

Tratamento das articulações dos membros superiores (cotovelo, punho, dedos).

Nevralgia inter-costal (treinamento de moxa)

Primeiros socorros em acupuntura.

Considerações sobre inflamações. (treinamento de sanshin)

Acu e moxa para inflamações – pesquisas.

Tratamento cervico-dorsal.

Tratamento da Cervo-braquialgia.

Tratamento das Crises agudas.

Tratamento da cefaléia (enxaqueca).

Tratamento da Nevralgia do Trigêmeo.

Tratamento da Paralisia Facial.

Treinamento de inserção horizontal e sub-cutânea)

Tratamento de AVC

Acupuntura craniana

Tratamento dos sintomas nasais (rinite e sinusite)

Tratamento dos sintomas visuais.

Tratamento dos sintomas auditivos (vertigem e labirintite)

Tratamento da Insônia.

Tratamento das neuroses.

Poliqueixosos

Tabela- Pontos de espiritualidade e sua administração no tratamento.

Tratamento dos sintomas abdominais

Gastrite

Sintomas intestinais – Diarréia e Constipação.

Tratamento do ciclo menstrual.

Tratamento da menopausa segundo diversos autores : H.Kinoshita e M.Yamashita.

Complicações urinárias.

Diabete

Gota

Tireóide.

Tratamento renal

OS TEMAS ABAIXO PODERÃO SER INSERIDOS NO DECORRER DO CURSO, OU PROGRAMADOS PARA UM CURSO AVANÇADO DE ACUPUNTURA JAPONESA

Sintomas pulmonares e Gripe

Hipertensão e Hipotensão arterial

Tratamento cardíaco

Tratamento das amigdalas- método Nagano

TRATAMENTOS PELO MÉTODO NAGANO

Tratamento anti-inflamatorio da mucosa

Tratamento do fluxo sanguíneo

Tratamento do metabolismo da água

Tratamento do fluxo do ki.

ACUPUNTURA INFANTIL (SHONI-SHIN).

Apresentação das ferramentas e treinamento.

Sintomas infantis e tratamento

Moxa para crianças (Método Fukaya).

SHIRAKU E VENTOSATERAPIA

Shiraku e pesquisas de M. Maruyama. Treinamento.

Treinamento das técnicas de ventosa e suas indicações.

Artroses

Tendinites.

Tratamento da articulação do ombro.

YOSHIHIRO ODO

– Nascido em Tokyo – Japão (1953) 

– Tem formação universitária no Brasil (Psicologia-USP(1979)

– Formação completa em Acupuntura e moxabustão no Japão (de 1985 a 1987) – KOKUSAI SHINKYU SENMON GAKKO – TOKYO.

– Formação como professor de Acupuntura, moxabustão e Massagem, no Japão – (Teachers Training Program -Kuretake School – Tokyo) (1989).

ESTE CURSO LIVRE TERA CHANCELA DO PROF. YOSHIHIRO ODO, COM CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO JAPONESA PARA LECIONAR A ACUPUNTURA E MOXATERAPIA JAPONESA.

Código de Ética

 

Testemunhas

Cursos Abertos