Seminário: Sonia Hirsch


“Saúde é outra coisa” é um dos meus trabalhos prediletos, porque junta cultura, linguagem, comida, emoções, comportamento, autoconhecimento, crítica, apego, aversão, compaixão e muito mais.

 

Começa falando sobre os múltiplos diagnósticos desagradáveis graças à alimentação distraída, que instala no organismo um estado de inflamação crônica ou intermitente que se agrava por qualquer coisinha. O que é a inflamação? Que tipo de dieta melhora esse estado do corpo? Será por coincidência que a dieta do dr. Barcellos contra o câncer e as alergias é desinflamatória?

Seguimos abordando o conflito entre a ideia de comer bem e a indústria de alimentos, que se impõe através da mídia. O caminho para fazer escolhas adequadas depende de três aspectos: qualidade, quantidade e autoconhecimento.
 
Cuidar da saúde vem muito antes de adoecer ou prevenir doenças; o trabalho é voltado para mais autonomia em saúde – justamente para não chegar a adoecer. Podemos aprender a observar as condições de frio, calor, umidade, secura, excesso e deficiência, tanto no ambiente quanto no corpo. A cozinhar e comer, o mais possível, de forma a privilegiar a boa digestão. Conhecer sobre parasitoses e candidíase, que afligem muitos de nós. Utilizar ervas e temperos na comida e nos chás. A dieta do dr Barcellos contra o câncer e todas as alergias.
 

SAÚDE É OUTRA COISA

Os múltiplos diagnósticos desagradáveis graças à alimentação distraída.

Inflamação crônica por trás do adoecimento.

A dieta do Dr. Barcellos contra o câncer e todas as alergias.

O DE FORA E O DE DENTRO

“Transição nutricional” no Ocidente.

O universo de alimentos tradicionais.

Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.

Boas escolhas baseadas em quantidade, qualidade e autoconhecimento.

A cozinha como espaço de contemplação e meditação.

PARA NÃO ADOECER

Frio, calor, umidade, secura, excesso, deficiência. 
A cozinha medicinal que privilegia a digestão. 
Parasitoses, evitar e tratar. 
Candidíase crônica, evitar e tratar. 
Ervas e temperos na comida e nos chás
 

Quando: 29 e 30 de setembro e 1º outubro de 2017

Investimento: R$ 520,00 à vista ou em 3x no cartão.

 
 
 
Sonia Hirsch nasceu em 1947, aos 18 anos tornou-se jornalista e aos 36 começou a publicar livros sobre saúde e alimentação, dos quais 17 encontram-se em catálogo.
Os mais conhecidos são Deixa Sair, Sem Açúcar Com Afeto, Manual do Herói, Só Para Mulheres, Almanaque de Bichos que dão em Gente, Candidíase, a Praga.
Mora na zona rural de Petrópolis e divide seu tempo entre cursos, palestras, o blog www.soniahirsch.com.br e a administração de sua própria editora.