Equipe


YOSHIHIRO ODO

1978: Formou-se como psicólogo pelo IP-USP (CRP)

 

1982: Conheceu a prática da Acupuntura com Mestre Reginaldo “Véio” de Capoeira (Reginaldo C. Maia) –Fundador da Academia Lenço de Seda de Capoeira – Ipatinga –MG e Instituto CECAB, com quem teve seus primeiros treinamentos.

 

1987: Formou-se como Acupuntor (Acu terapia e Moxa terapia) na Escola Kokusai Shinkyu Senmon Gakko – de Acupuntura e Moxabustão em Tóquio- Japão. (www.kokusaishinkyu.ac.jp/index.html) e aprovado no exame de Habilitação em Acupuntura do Ministério da Saúde do Japão.

 

1989: Formou-se como professor de Acupuntura na Escola Kuretake de Formação de Professores de Acupuntura e Moxabustão – Tóquio – Japão. (www.kuretake.ac.jp/english/therapeutic/curriculum_04.htm) e integrou a equipe de Unificação Internacional dos conceitos e pontos de acupuntura sob orientação do prof. Haruto kinoshita .

 

1991: Como primeiro Sócio fundador e Professor do Instituto Oniki de Massagens para deficientes Visuais, na Vila Guilhermina – São Paulo, iniciou a primeira turma de alunos deficientes visuais na arte da massagem e medicina oriental. (www.oniki.com.br/index.php)

 

1997: Convidado pelo Presidente do Sindicato de acupuntura – Prof. Irizawa, passou a integrar a equipe de professores deste sindicato (atual SATOSP).

 

1999: Inicia o Curso livre de Treinamento e Aperfeiçoamento em Acupuntura e Moxabustão – Escola Japonesa. (Shinkyu-Dôjoh) – Rua Fradique Coutinho, 171 – Pinheiros – S.Paulo).

 

2005: Leciona Acupuntura e moxabustão, junto ao Povo Huni –Kuin (Kaxinawá) no Municipio de Jordão – AC. A partir de então vem mantendo contato de intercâmbio com este povo tradicional da Alta Amazônia. Atualmente leciona e faz atendimentos com acupuntura japonesa: vem afirmando a importância da acupuntura tradicional com a integração da Acupuntura e moxabustão, de formar o acupuntor, mais como prático e artista do que como teórico, e defende a profissão Independente do Acupuntor.

 

​2009: Interprete do Método Nagano no Brasil junto a palestra do prof.Hirotaka Ito –-Congresso SATOSP-2010.

 

​2010: Interprete de língua japonesa para portuguêsa para palestra e work shop do presidente da Japan Society of Ryodoraku Medicine– Kimiya Goto, junto ao Congresso de Eletroacupuntura RJ.

 

​2011: Organizador e Interprete para o Curso de Tratamentos Tendino-musculares por Shoji Shinohara – professor titular da Acupuntura Tradicional na Universidade Meiji –Kyoto Japão.

 

​2011: Interprete de língua japonêsa para portuguêsa para a apresentação do prof. Shoji Shinohara – Tratamento de Acupuntura para pacientes terminais de Câncer – Simposio Internacional WFAS- São Paulo.

Palestrante anual nos Congressos da ABACO- RJ, EBRAMEC– SP E INCISA/IMAN –BH.

 

​2016: Palestrante convidado para Sessão Especial do Simpósio Internacional WFAS- TOKYO-TSUKUBA JAPAO.

Atualmente leciona e faz atendimentos com acupuntura japonesa: vem afirmando a importância da acupuntura tradicional com a integração da Acupuntura e moxabustão, de formar o acupuntor, mais como prático e artista do que como teórico e defende a profissão Independente do Acupuntor.

 

ARTIGOS PUBLICADOS:

  1. Acupuntura e historia da imigração japonesa “Guia da Cultura Japonesa em São Paulo”  –  www.fjsp.org.br/guia/cap20_a1.htm
  2. Moxabustão – www.fjsp.org.br/guia/cap20_b4.htm
  3. “Chicote” e acupuntura – revistacircuito.com/colab106_1_3.asp
  4. Moxabustão: www.mp3lab.com/links.html?tag=moxabustão